Buscar

Tipos de piso de madeira

Atualizado: Abr 13


Para você que tem dúvida sobre qual tipo de piso de madeira deveria usar na sua casa, veja as opções a seguir:


ASSOALHO



São tábuas de madeira maciça, com medidas pré definidas, geralmente tem espessura de 19mm, por isso são muito resistentes e duráveis. As madeiras utilizadas são de espécies variadas, sendo assim a durabilidade varia segundo a espécie escolhida.

São fixados diretamente no contrapiso ou sobre barrotes. Depois de instalados devem ser lixados e envernizados.

O assoalho tem um bom conforto térmico, são práticos e dão aos ambientes um ar de nobreza e sofisticação. São resistentes as agressões diárias e ao ataque de pragas, podem ser restaurado varias vezes, com raspagem e verniz, eliminando assim o aspecto de envelhecimento.


PISO PRONTO



É a evolução do assoalho, atende as necessidades de uso imediato. Ele vem pronto de fabrica, envernizado com nove camadas de verniz ultra resistente

Deve ser instalado direto no contrapiso, com cola de secagem rápida e alta resistência, As réguas possuem encaixe macho e fêmea de todos os lados o que evita o empenamento.

Temos duas opções, o maciço e o multiestruturado que é o que sempre indico, ele é mais fino que o maciço porém com a mesma resistência e durabilidade. É composto por dois tipos de madeira, na parte superior uma lamina de madeira de alta densidade e na base da régua é utilizado uma madeira de baixa densidade.

É um piso ecológico pois com o mesmo volume cúbico de madeira é possível produzir maior metragem quadrada do que o piso maciço.

Possível fazer uma raspagem apenas para restaurar o piso, porém esta só será necessária em torno de 20 anos de uso.


PISO LAMINADO



São fáceis de serem encontrados e são muito acessíveis em questão de valor. Eles já vem com acabamento, dispensando assim a aplicação de verniz ou cera de finalização.

Piso flutuante, tem sistema macho e fêmea e é colocado sobre uma manta termo acústica de polietileno, que protege o piso e evita ruídos.

O laminado de madeira é composto por 4 camadas, a primeira é um filme transparente que evita riscos e facilita a limpeza, a segunda é uma folha de madeira com o desenho do piso, a terceira uma camada base de alta densidade e por ultimo a quarta que é uma lâmina de resina ou celulose que evita a umidade.

Antes de comprar este piso veja qual a sua resistência, pois existem de baixa, média e alta resistência a abrasão, quanto maior menos dor de cabeça você terá no futuro.


PISO VINÍLICO



São cada vez mais utilizados pois apresentam características térmicas e acústicas. Não empenam e não dilatam com a mudança de clima e tem uma boa absorção de som, o que evita o barulho que acontece com outros tipos de piso quando se anda sobre eles.

Com essas vantagens, o piso vinílico oferece praticidade e economia, podendo ser aplicado sobre outros pisos, evitando transtornos causados por reformas. Pode ser aplicado com cola ou através do sistema "clic", onde as peças são apenas encaixadas.

É indicado para pessoas alérgicas, pois não retem poeira e isola a umidade do piso original, indicado também para pessoas idosas e crianças por não apresentar risco de queda, as peças são bem niveladas.

A maioria imita madeira, mas temos opções também de coloridos, lisos e com estampas.

Não é recomendado para áreas externas, pois o sol desbota o pigmento que da cor ao material.


Gostou? Deixe seu comentário ou sugestão e veja mais em www.priscilascalisse.com.br



64 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 

Sobre Autora

 

Atuando há mais de 15 anos no mercado realizando projetos em todos os segmentos da arquitetura e interiores.

Com equipe qualificada e habilidosa em desenvolvimento de projetos gráficos, estamos em busca de constante atualização com olhar atento as novas tendências do mercado nacional e internacional.

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone Pinterest
  • Branco Facebook Ícone

São Bernardo do Campo - SP Brasil

2021 ©Priscila Scalisse Arquitetura e Interiores.